BAILE DAS LETRINHAS
Descrição
Título: BAILE DAS LETRINHAS
Autora: Deborah Finocchiaro
Formato: 21 x 21 cm.
Páginas: 38
Gênero: Infantil
Publicação: Bestiário, 2022
ISBN 978-65-84571-25-9
Não tem nada que criança goste mais do que muitas brincadeiras reunidas em um ambiente lúdico, especialmente criado para elas. Pois assim será o lançamento do primeiro livro infantil de Deborah Finocchiaro, uma talentosa artista que atua nas artes cênicas com brilhante carreira e agora entra no universo das letras. Baile das Letrinhas será lançado dia 09 de julho na Casa de Cultura Mario Quintana. As atividades se iniciam às 15h e ocupam o saguão do 5º andar, no Espaço Oliveira Silveira, e depois seguem na Biblioteca Lucília Minssen. Além da apresentação do livrinho, com contação de história e performance da atriz e escritora, a tarde de brincadeiras terá pinturas orientadas por Karin W. Paiva e brincadeiras de roda, estátua, “meia, meia-lua 123”, e outras, conduzidas por Júlia Ludwig, e ainda visita à biblioteca e autógrafos da obra.
Tudo começou como um presente, uma surpresa, como conta Deborah: “Eu nunca havia pensado na possibilidade de lançar um livro, mas a inspiração me veio como água corrente, num quarto de hotel, em uma das minhas turnês de teatro. Acredito que tem coisas que estão prontas em um outro plano e que somos um canal para colocá-las no papel, numa cena, em letras de músicas. E foi assim que Baile das Letrinhas surgiu, em 2018”, afirma. Dois anos depois, num encontro casual, o editor da Bestiário, Roberto Prym, pediu à Deborah algo para que ele pudesse editar, sabendo de seu amor pelas letras. Ela então lembrou desse esboço e enviou num PDF. “O fio condutor desse trabalho é o amor pelas crianças, é a crença que tenho na importância de focarmos nelas: na educação, na filosofia, no autodesenvolvimento. Contribuir para dar consciência, expandir o pensamento, e acreditar no futuro e na imensa transformação que só elas trarão ao mundo”, diz a autora. “Tanto o livrinho, que é interativo, quanto a peça de teatro infantil que está sendo dirigida por Júlia Ludwig a partir dessa obra – prevista para estrear no segundo semestre -, pretendem estimular e exaltar a imaginação, o prazer de aprender com suas infinitas possibilidades, mostrar a diversidade e as peculiaridades de cada um, que, assim como cada letrinha, tem seu valor, e juntas formam algo maior”, complementa.
Multiartista, Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados que tem em seu repertório inúmeras obras, entre elas os espetáculos “Pois é, Vizinha…” (1993) e “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes (2017). Entre seus mais recentes trabalhos estão o projeto “Invisíveis – Histórias Para Acordar” (contemplada pelo Programa Iberescena, uma coprodução com o Casulo – Núcleo de Artes Performativas, de Portugal, que consiste em espetáculo virtual, exposições, performance e podcast, direção geral Deborah Finocchiaro – 2020/2021), o vídeo teatro “Classe Cordial” (em parceria com o Coletivo Nômade), direção Jardel Rocha (2021), a websérie “Confessionário – Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020/2021) e os programas / podcasts “Estação Confessionário”, “Estação Sarau Voador” e “Invisíveis – Histórias para Acordar”, ambos na Rede Estação Democracia e no Spotify (2021).
Reviews
Não há comentários ainda.